Seguidores

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

O Radar

Não há muito tempo, foram adicionados às ruas e avenidas de Lisboa uma série de pórticos e uns caixotes cinzentos com um bocado de vidro á frente com o intuito de faturar mais umas lecas para a autarquia à conta dos condutores mais incautos.

Devo confessar que nunca contribuí para essa causa, muito por causa do período de testes em que passei na velocidade normal à noite no fim do IC19, bem acima dos estúpidos 80 Kms por hora num local onde não há peões, onde existe um separador a meio das faixas de um lado e de outro.

Devo confessar também que esta medida é parva na perspetiva de que, um tipo mais ou menos acelera como eu não é apanhado obviamente por estes radares, embora o mesmo não se possa dizer dos do IP2 a caminho de Portalegre onde sou conhecido benemérito dos GNR’s da zona. Os mais vermelhinhos do país, nao estou a falar de política, mas sim de cor de faces. É gente saudável...

Voltando à 2ª Circular onde há 3 radares que funcionam 24 horas por dia. Digo eu, que se alguma inteligência por trás daquilo, economizavam bastante na eletricidade destes sistemas se os desligassem ao início e final do dia em ambos os sentidos porque é fisicamente impossível, em dias da semana alguém atingir 80 Kms/h naquelas vias a menos que vá de bicicleta, parapente ou de avião a passar baixinho. Com o aeroporto ali ao lado, sempre queria ver se mandavam a multa para a EasyJets ou coisa que o valha.

No meio disto apareceram uns radares mais engraçados ainda, que têm uns LEDs (umas luzinhas) a verde quando a velocidade é abaixo do permitido por lei e a vermelho ou amarelo quando é acima. Indicam a velocidade do automóvel mas nunca percebi muito bem se é a do meu carro se é a do tipo ao lado porque aquilo só mostra uma velocidade de cada vez. Proponho, para melhor entendimento que haja um display para sabermos se somos nós que vamos fazer o sinal fechar, e fazer comentários acerca de não se poder andar mais ou, se foi o besuntas do carro ao lado e desse modo podemos olhar para ele com um ar fulminante!

É que com estas corzinhas todas, mais gostar de ver se o mostrador de velocidade do carro bate certo com o que mostra o do radar, se há uma passadeira a seguir, o mais provável é que se atropele um peão na mesma por estarmos distraídos com aquelas ciosas todas!

A única coisa que me irrita mais que isto é que de manhã, nas zonas com maior trânsito, só se multarem uma ambulância ou um carro da polícia. Nest último caso, mais encostado à hora do almoço, quando vão a zarpar pela faixa do BUS fora, sem as sirenes ligadas, sinal que não vão atrás de ladrão algum, porque quando o fazem, ligam-nas para eles fugirem, sem que a gente lhes possa aplicar uma multa valente!

Canela

Oeiras, 15 de Setembro de 2010

 

Sem comentários:

Enviar um comentário