Seguidores

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

O Troco

Há cada vez mais artistas que usam uma máquina de calcular científica para que possam fazer o troco de 50 cêntimos pagos com uma moeda de um euro! Não estou a falar de saber quantos euros eram 243.723$00 que tinha que se dividir por 200,482 para se obter o valor correto...em euros, claro está. Nada disso. É mesmo olhar para a cara deles, de cérebro desligado a clicarem nos botões e a esperarem que lhes seja apresentado o troco a dar ao cliente.

Daqui não vem tudo de mau ao mundo porque, há vezes em que esses ananazes parolos em forma humanoide carregam mal nas teclas e dão de troco a uma despesa de dois euros e meio pagas com uma nota de cinco euros, qualquer coisa como quarenta e sete euros e meio!!! Claro que eles nem metem em causa que estão a dar mais de troco do que o cliente lhes deu.

Conheço uma pessoa que pediu numa loja um tabuleiro quadrado e lhe perguntaram se eram um quadrado mesmo quadrado, assim com quatro lados e tudo! Genial... Como é que nunca nos lembrámos antes que podia ser um quadrado assim ovalizado ou com doze lados? Podiamos chamar-lhe até uma dodequadriferência. Não vou elaborar sobre os prefixos e sufixos empregues aqui porque alguns que lêm isto pdoem achar que é material alienígena e nós não queremos perder os leitores por lhes chamarmos burros, pois não?!

Isso é gente a quem, como diz a minha mãe, a gente não lhes dá troco, até porque eles também não o sabem conferir!

A somar a isto há umas máquinas nas casas de banho que têm anunciada uma escova de dentes a dois euros. Um bom negócio, se pensarmos que podemos fazer feio se rirmos a bandeiras despregadas com alface nos dentes ou pior, no aparelho, embora haja já uns escovilhões que se podem usar à frente de toda a gente... ou talvez não devessem mas usam-se.

Estas mui úteis máquinas são interessantes porque têm lá uma indicação curiosa. A escova custa dois euros e a máquina não dá trocos. Não vá alguém enganar-se e meter uma moeda de dois euros e trinta ou de quatro euros e dezoito. Ah.. para os que possam pensar que aquilo leva notas, adivinhem lá?!?!? Não leva... Por isso, expliquem-me lá que raio de moeda é que podem lá pôr para aquilo bater mal?! É que mesmo com moedas pequenas, dificilmente aqui dá bota porque os sistema daquilo é tipo aquelas máquinas das bolas de plástico que trazem brindes para os miúdos que há às portas dos cafés, ou seja, só levam uma moeda...

Com tantos experts em trocos é pena não podermos trocar esta gente por outra, nem que fosse em miúdos.

Canela,

Oeiras, 11 de Outubro de 2010

 

Sem comentários:

Enviar um comentário