Seguidores

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

A Semana

É sabido que a semana, conforme a conhecemos tem 7 dias. Tem origem astronómica este facto porque corresponde a um quarto de um ciclo lunar completo que são 28 dias. Não me recordo assim à primeira vista de uma cultura qualquer onde a semana tenha um número de dias diferentes porque é sabido que a lua tem este mesmo ciclo por toda a parte e que, por mais distraídos que fossem os membros de um determinado povo, acho que nenhum ficou imune a vê-la ali no céu, a crecer, a decrescer, cheia ou nova.

É claro que, no ocidente conseguimos que a semana tivesse um completo e novo significado na nossa tentativa de encurtar a semana para podermos ter uns fins-de-semana mais compridos como o que aí vem. Vai ser um daqueles que se aproveita um feriado a uma terça-feira para meter um dia de férias e ir quatro dias. O pior é que na semana seguinte a segunda-feira vai cair em cima da quarta o que é um problema porque às terças, quartas e quintas é quando a malta mais produz, porque já veio do fim-de-semana e ainda não está com o mind set no modo “vamos de fim-de-semana”.

Assim sendo, passa a segunda para a quarta e condensa-se a terça, quarta e quinta na quinta-feira porque a sexta é a sexta! É para prepararmos a ida de fim-de-semana no sábado porque isso é santo!

Quando um feriado calha a um Sábado ou a um Domingo é que é bera porque a tal lei que mudava isto para uma segunda ou uma sexta não foi aprovada (ainda) e assim sendo afeta apenas quem bule ao fim-de-semana. Não deixa de ser curioso também que o Domingo, que é o primeiro dia da semana, faça parte do fim da semana mas isso também não interessa nada como dizia a poetisa dos dentes de fora.

Esta era a lei que podia fazer com que o 25 de Abril pudesse passar a ser a 27 ou 23, dias em que não houve revolução nenhuma mas, para dizer em boa da verdade, como não morreu ninguém, também não faz diferença. No 5 de Outubro, a Républica faz 100 anos, pelo que podemos até mudar a data sem prejuízo de maior. No dia de finados, não faria diferença nenhuma também porque afinal eles, os finados, estão mortos e não têm pressa de ir a lado algum. Tanto lhes dá que o feriado seja a um dia a outro!

Se a coisa correr mesmo muito bem, podemos ter, uma vez no ano, um feriado a uma terça e a uma quinta, o que pode fazer com que a segunda seja uma sexta, a quarta uma segunda ou uma sexta, conforme se goste mais e a sexta uma segunda, que nesta semana podia ser muito bem uma quarta. Se metermos três dias, então até a sexta pode ser uma terça ou uma quinta, em que não se fez nada, mas vai daí, também foi assim na segunda e na quarta pelo que está tudo bem na mesma.

Posto isto, acho que era de se chamar estas semanas de... Semana Santa...se não houvesse já uma emq ue temos quarta de cinzas, quinta de nada, sexta-feira santa, sabado de aleluia e domingo de páscoa... ah... e a segunda feira a seguir, é de ronha e vai-se para o campo fazer um pic-nic.

Canela

Oeiras, 30 de Setembro de 2010

 

Sem comentários:

Enviar um comentário