Seguidores

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

A TV

A TV ou televisão é uma coisa do século passado mas que teima em evoluir até aos dias de hoje.

Vi agora há uns dias, (sim, é com H) A televisão mais fina do mundo com 7,98 milímetros de espessura! Fiquei mesmo parvo com aquilo, porque provavelmente até será 3D e como tal, como é que poderão pôr as três dimensões dentro de algo assim tão fino. Pior... É que se pensarmos, com a habitual camada de pó, a televisão após estar três ou quatro dias em casa já terá seguramente uns bons 9 milímetros e o dono sentir-se-á logrado porque pagou mais por ter uma televisão... vá lá... lights! Deve ter no rótulo “Contém uma fonte de fenilalanina”.

É que isto começou com umas coisas a que chamaram Televisão também há uns anos, mas que eram redondas, no fundo eram móveis com uma televisão lá dentro, com os cantos redondos... Se tal coisa existe. Eram a válvulas, aqueciam, como qualquer outra coisa e demoravam a encher o ecrã inteiro. Quando se desligavam, ficava a imagem por um pedaço ainda na televisão até que desaparecia com um risca fininha que ia até um ponto.

Muito depois disso vieram aquelas que tinham uma cena de vidro ou acrílico à frente e que eram um intermezzo entre as televisões a preto-e-branco e a televisões a cores. Tive uma ITT Ideal Colour assim e era a coisa mais hedionda que se podia ver. Lembro-me de ver jogos de futebol na televisão e lembro-me de rir a ver o Sporting Clube de Portugal a equipar de riscas cinzentas, vermelhas e lilázes. Era de morrer a rir. Eu só não sabia que o Sport Lisboa e Benfica havia de um dia equipar de côr-de-rosa um dia e ter um guarda redes que vestisse merde... Se soubesse não me tinha rido tanto... ou vai daí...

Estas já tinham interruptores de pressão e vários sintonizadores com umas estrias que aleijavam os dedos para caramba quando tinhamos de sintonizar um canal, o que acontecia a cada três meses, não por existirem muitos canais, por que só existiam dois, mais os piratas que depois apareceram mas porque mudavam de frequência as RTP’s 1 e 2 com mais frequência do que era de esperar. Lembro-me que doís porque tinha de “afinar” as TV’s às velhotas da rua todas...e eram bastantes! Felizmente algumas davam-me cinco  ou dez paus que eu investia criteriosamente em gelados Olá caso existissem à venda porque dantes, no inverno, não se apanhavam à venda.

Depois disso, lá apareceram as televisões a cores e com elas, o limite de 10 canais continuava a ser o teto que qualquer televisão trazia. Apareceram mais 2 canais, a SIC e a TVI. Não me lembro qual deles foi ou se foram os dois mas lembro-me de ver a mira técnica dias a fio na televisão e de passar uns minutos a olhar para lá, para terem a ideia da novidade que aquilo representava!

Pouco depois apareceram os operadores por cabo e de satélite, que encheram com 20, 40, 120 canais as nossas casas, apenas para concluirmos que o que passava era sempre mais do mesmo. Aprendemos a ver várias séries dobradas em linguas que nem sabiamos existir e as televisões passaram a ter até três milhões de canais, passando a existir o famoso comando remoto em quantidades nunca antes vistas. Há pelo menos uns quatro em cima de qualquer mesa de sala de estar hoje em dia... O que passa na televisão é que continua a ser uma porcaria salvo raras exceções.

Canela

Miraflores, 8 de Outubro de 2010

 

1 comentário:

  1. Se tivesses TV Cabo ias ver que isso até é mentira... Entre canais de séries (AXN, Mov, Fox, FX, Animax), de filmes (Hollywood, TV Cine), de ciência (Discovery, Nat Geo), de música (Mezzo e VH1) consegues estar sempre a ver qualquer coisa de jeito. É claro que nos generalistas só passa trampa, mas há mais Marias na Terra.

    ResponderEliminar