Seguidores

quarta-feira, 14 de abril de 2010

O Starbucks

Não há loja, que eu me consiga lembrar, mais antagónica, naquilo que é no que deveria de ser, do que o Starbucks. Vejamos porquê…

Não há dúvidas que uma coisa chamada Starbucks Coffee Company, (companhia de café Starbucks, que quereria dizer, traduzido à letra outra cisa que nem vem ao caso, se não fosse fazerem tantos bucks sem star nenhuma no café) à primeira vista, dá a sensação de ter algo, ainda que remotamente, a ver com café, não é ?! Pois, remotamente, até tem. Mas muito remotamente mesmo.

Num país como o nosso onde a qualidade do pior café, a chamada bica, como carinhosamente a apelidamos, nome que vem do Beba Isto Com Açucar, (supostamente de um café na baixa de Lisboa) ou ainda cimbalino (da máquina de café italiana Cimballi que tantos tripeiros usavam), é bem melhor que aquela água de lavar pés a que um americano resolveu chamar de café e os outros acreditaram.

É que o que nos tentam vender ali dentro, os frappuccinos (frango com cappuccino, será?!) com sabores de caramelo e outros que tal, são docinhos, servidos em copos de uma estética bem catita mas, não têm pinga de café. Os cardíacos têm motivos para lá ir por o teor de cafeína tender para zero mas, ao mesmo tempo os mesmo e os diabéticos, podem ter um problemazinho.

Eu cá pedi um café expresso e deram-me um balde de 7,5dl (sete decilitros e meio) ou coisa que o valha, com uma colher de pau que me traz à memória idas ao medico cmo dores de gargante e o sentimento de estar quase a vomitar, e uma pinga de café no fundo para misturar com a tal colher de pau que, a propósito, não chegava ao fundo do copo. Isto traz-me sempre a fábula do La Fontaine, com a raposa e a cegonha à memória e da raposa para o Pequeno Príncipe do Saint Exupéry. Nenhum deles me faz lembrar café, lamento.

Eu cá, agora, é mais chá mas, café, bica, cimbalino, continuo a ir ao Xô Zé onde o café custa ¼ do preço e, maravilha das maravilhas, até tem café.

Só por causa de modas e afins pode uma coisa destas ter sucesso durante algum tempo mas, não se preocupem… lembra-se do Block Busters? E esses alugavam filmes mesmo, embora nem de todas as categorias que os nossos alugam… amadores!

Canela

Oeiras, 15 de Abril de 2010

Sem comentários:

Enviar um comentário