Seguidores

terça-feira, 21 de setembro de 2010

O Tique

Toda a gente tem um. Na realidade são mais, são muitos, são maneirismos que se transfiguram em tiques que são mais ou menos salientes enquanto fazemos algo. Vão desde o clássico enrolar os cabelos nos dedos até aos mais complexos como sejam levantar e baixar a cabeça usando apenas o pescoço enquanto se ajeita o colarinho (mesmo quando se usa uma t-shirt) pigarreando ao mesmo tempo.
São eles também que nos caracterizam, o que acaba por ser giro e chato ao mesmo tempo. É assim porque o que a mim me faz rir, irrita solenemente a alma a outro tipo qualquer.
Estas bengalas mais ou menos fisicas acabam por se apresentarem muito convenientes porque, quando nos sentimos desconfortáveis ou em stress, não há nada como um bom tique para que as coisas retomem o seu devido lugar.
Alguns de nós mexem freneticamente no nariz, mesmo fora do carro, porque dentro não conta, é tique da raça humana. Dve de haver uma ligação entre o utilizar os pés e as mãos ao mesmo tempo e a uma irresistível vontade de tirar muco em bagalhotas da nossa penca.
Há até um síndrome conhecido como Tourette, que tem que ver com estes hábitos e vão desde os mais banais “aaaaaaa....” antes de cada frase até aos mais complexos como sejam gritar palavrões com caretas ao mesmo tempo. Para quem ache que isto é raro ficam a saber que 3% da humanidade sofre disto. Isto explica porque uma série de pessoas aparecem nas fotografias tanta vez na mesma posição ou com a mesma expressão.
Não me posso esquecer que havia um tipo no último espectáculo em que toquei que gritava de 20 em 20 segundos qualquer coisa como “Dá-lhe forte!” Só acontece com musica ao vivo! Ao rever uma outra cassete onde ele aparecia em vídeo, dizia a mesma frase há 13 anos!!! Com iso concluo que o tipo que está sempre nso bares a dizer “Toca Xutos” (há sempre um) é, na realidade, portador desta doença!
Ao que parece, foi entretanto descoberto que os animais também têm tiques e podem sofrer deste tipo de síndrome. Há histórias de cavalos que andam de lado de tantos em tantos passos! No fudo podem ser definidos como send uns cavalos bué dreads. Se lhes puserem uns óculos fashion e um boné na tola, podem até ser confundidos com o Puff Daddy por causa da dentição. Fiquem a saber que as vacas abanarem o rabo (a cauda mais propriamente) não conta como tique porque é para espantar as moscas e nada mais.
Uma das coisas que me diverte mais é observar as pessoas e apanhar o tique que elas têm, não que seja para fazer pouco delas, mas pelo menos para gozar com elas, vá. Não é por ser cruel... é mesmo por achar divertido apanhar essas pequans nuances que fazem de nós seres únicos... e um bocado parvitos de vez em quando...
Canela
Santo António dos Cavaleiros 21 de Setembro de 2010

Sem comentários:

Enviar um comentário