Seguidores

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

A Tosta Mista

Pão, fiambre e queijo. Não tem aparentemente nada de mais, pois não? Leva-se à tostadeira e pronto, está feito! É que é mesmo tostadeira e não tosteira, vem no Priberam e tudo! É o mesmo que uma sanduicheira já agora. A mim faz-me lembrar que vou comer uma tostada mista e não uma tosta mista mas tudo bem. Podia bem ter em casa uma cafetadeira em vez de uma cafeteira...

Para piorar isto fui atendido por um dos milhentos brasileiros que há cá a trabalhar nos cafés e que, por infelicidade do destino, acham que podem trabalhar sem falar a lingua como nós a usamos... É que isto escrito é uma coisa. Até arranjamos uns acordos ortográficos que tiram umas e põem outras letras e a coisa fica normalizada, agora... quando chega a falarmos... é um cu de boi de todo o tamanho! Para o Brasileiro que lê isto, cu de boi é o mesmo qeu um problema, mas de morango, e leva atum!

É que concluo que, afinal, dos dois que estavam a falar eu é que estava errado e enervei-me à grande e à portuguesa sem razão para tal porque, ao pedir uma coisa ultra-avançada como uma tosta mista mas com um croissant a servir de pão fui inquirido se queria na torradeira ou na prensa.

Ora bem... na torradeira fazem-se torradas e não tostas. E às vezes nem isso, porque ao mesmo empregado pediu-se uma torrada e acabou por vir para a nossa mesa um pão aquecido que estava amarelo da margarina e não de ter sido torrado. Podem meter dez litros de tapioca com guaraná no rabo que nada vai mudar isto! Uma prensa é aquele objecto que o Guttenberg usava achava eu... Afinal uma prensa é:

prensa

s. f.

1. Aparelho manual ou mecânico para comprimir uma coisa entre as suas duas peças principais.

2. Caixilho de impressão.

3. Prelo.

Assim, não há dúvidas que quem tem razão nisto é o brazuca e que eu não sei é falar português. Vou tentar tirar umas férias no Rio de Janeiro onde irei tentar reaprender a minha lingua e no meio disso corrigir os erros ortográficos do Camões. Vou já a correr explicar à minha mãe que afinal a tosteira não existe, é uma tostadeira mas que, afinal, haviamos mesmo era de usar uma prensa, mesmo que não aqueça nada... Se calhar foi por isso que o croissant acabou por vir frio!

Porr fim vou términarr iscrevêndo comu us nossus irmão du Brasiu, práquiagentji naum dê maiss erru d’iscrita. Ais minha sincéras discuupais...

Canêla

Morro do Bôbô, Rua Buceta, 27 dji Sitembru dji 2010

 

1 comentário:

  1. Muito bommmmmmm!!!
    Já pra não dizer: Graissas à deuxxx, mê érmão!

    ResponderEliminar