Seguidores

quarta-feira, 30 de junho de 2010

A Consulta

Ganhei um amor aos médicos quase  do mesmo calibre que tenho às religiões em geral e à igreja em particular. É que se os últimos têm uma preponderância histórica para animaladas que só estragaram a humanidade no geral e encheram os bolsos, os primeiros estão a tornar-se, pé ante pé, numa classe quase faraónica onde tudo lhes é permitido.

O ato que ainda têm de ter, que inclui aturar estes seres menores que não dissecaram tantas rãs, digo eu, e não têm "Dr". antes do nome no cartão multibanco, é denominado consulta e é o último bastião e prova provada de poder máximo que exercem sobre todas as outras classes.

Não há como chegar a um centro de saúde sem lugares de estacionamento sob uns escaldantes 36º C e apanhar com 2 arrumadores que insistem em nos pedir uma moeda até serem quase agredidos para percebermos que estamos prestes a ter uma consulta... ou a ir a uma reunião às 4 da tarde no meio de Lisboa!

Depois de subirmos para o centro de saúde lá apanhamos com o embróglio do costume; onde é que nos dirigimos?!

À entrada uma máquina daquelas tipo multibanco com meia-dúia de botões mas só com uma opção "Atendimento Geral" mas sem mais informação visível. Pergunto à senhora por trás do balcão da entrada se preciso de tirar senha visto já ter consulta marcada com 2 meses de antecedência. Diz-me que não mas que tenhod e ir ao balcão do fundo para confirmar a consulta.

Vou e volto porque, logo que chego lá uma senhora com os olhos presos nos clips que manuseia nervosamente na mão e um ar carrancudo, o qual insisto, devem de receber algum dinheiro extra, para fazer, se não recebem, deveriam, me informa que "Confirmação de consultas, tem de tirar senha lá ao fundo." Digo "Mas a sua colega..." e sou interpelado com um tom mais austero, trazendo-me uma pseudo-lembrança de Auschwitz, sem o uniforme germânico com a mesma frase. Está gravado no cérebro desta senhora e não vale a pena tentar diálogo algum porque não tem essa capacidade.

Depois volto com a senha do atendimento geral e vejo que aquilo tem maquinetas com senhas amarelas numa máquina  vermelha tipo talho com o número 17 pendurado quando o único mostrador electrónico tem o número 227 escrito?! Pergunto eu se terei de esperar que dê a volta até ao 999 para voltar aos 2 dígitos ou o quê?! Será que esta senha é complementar à do Atendimento geral ou o quê?!

Ou o quê!!! Ninguém está a usar aquilo e é por isso que há papeis amarelos epslhados pelo chão. À minha frente, uma velha gaiteira com uma pinta mais rija que eu dá o golpe da chico-espertice e passa à frente de uma outra senhora que estava já a ser atendida. Esta pergunta-lhe qual o número e a velha diz que é o 76. "Então a senhora tem de esperar, porque eu sou o 55!". Devo confessar que fiquei sem saber quem teria razão porque isto poderia ter sido de uma outra volta do dispensador de tickets tipo talho. Apropriado, já que ali somos pouco mais do que carne para canhão!

Claro que aqui entra a experiência da senhora no guichet, com um ar de funcionalismo público que já não existe senão nestas fortalezas de incompetência onde temos de nos calar! Expedita a dizer que a senhora do 55 vai ter de aguardar porque a outra senhora já é idosa, resolve isto de uma penada e a velha sai a sorrir, depois de se voltar de costas com o problema dela resolvido, a olhar de soslaio com um ar de cumplicidade com o marido. Cumpriu-se mais uma vez o Lusitano destino da chico-espertice...esse designio nacional.

Confirmo a consulta  e sigo para a médica pagando os meus 2,20€ porque os meus impostos não chegam para tudo. Está atrasada! Poderia lá ser de outra maneira. Conheço um médico (ou lá o que ele é) de gastro em Coimbra que se atrasa 2 horas em cada 2 de consulta que dá por isso esta até nem está mal. 1 hora de atraso em hora e meia de consulta.

Entro e sento-me numa cadeira desconfortável que me dá conta das miudezas por ter um problemazito com as miudezas cá dentro. O Problema é meu e se quiser, que leve uma cadeira eu mesmo. Não me parece mal.

Aqui começa a consulta propriamente dita porque até aqui foram os preliminares consultisticos. Achei que estando nas mãos da médica lá poderia estar melhor mas não, foi como os outros todos, ouve a minha descrição sem interesse algum no que estou a debitar por ter aprendido qualquer coisita disto nos últimos meses. Diz que não me me vai mudar a medicação porque não tem conhecimento do meu caso, (é minha médica de familia) e nisto, entra uma senhora de bata branca, enfermeira ou médica, não sei. Bateu duas vezes e, sem resposta, entrou. Deve de ser assim aqui. Ainda bem que não estav nu ou, se estivesse , que não sou timido se não era um problema. Felizmente não é!

Lá se entregaram as duas à amena cavaqueira "daquilo ontem" para ficar eu na ignorância. Pelo menos diziam o que era e eu sempre ficava a par da fofoca em que "...e ela, esteve lá ou não?!..." Findos os 5 minutos que pareceram durar duas horas, percebi finalmente os níveis a que pode chegar o aborrecimento!

Logo a seguir a Dra. Lá me tornou a perguntar o que me tinha perguntado há 5 minutos atrás porque, naturalmente, com aquela conversa da outra tipa que etseve lá, foi-se a informação que ela tinha na cabecinha e depois de tantas diretas para fazer a universidade há uns anos, a cabeça já não é a mesma.

É nesta altura que  Dra. agarra no PC e desata a abrir janelas de Internet Explorer como se não houvesse amanhã! Mesmo... Após umas 10 janelas abertas com a mesma página onde insistiu fazer login uma a uma, a aplicação por trás daquilo começou a arrastar-se, claro... O internet explorer aguentou estoicamente todos os cliques que a Sra. Dra. lhe deu, mesmo sem dar sinal de progredir e, após 10 ou 15 segundos, a Sra. Dra. Que é uma ignorante informática disse do alto da sua sapiência "bom, o computador hoje não está a colaborar". E penso eu "HOJE?!"... "O COMPUTADOR?!" e juro que nesta altura deixei de pensar no que me afligia cliniocamente e me apeteceu aparecer no correio da manhã no dia seguinte com a parangona "Pacente impalou Médica analmente com um monitor TFT de 20 polegadas... Não foi usado lubrificante"!

Antes de me despedir quero só dizer que as receitas foram todas passadas à mão, não sem antes ter recorrido a uma colega para lhe dizer porque um determinado exame não aparecia na lista! Ah... vou mudar de médica de família...

 

Canela

Lisboa, 29 de Junho de 2010

 

1 comentário:

  1. E já agora muda também de Gastro... antes que eu me atire a ele e lhe parta os óculos ou qualquer coisinha nas imediações...
    RS

    ResponderEliminar