Seguidores

segunda-feira, 28 de junho de 2010

O Assobio

Cá está algo de que genuinamente tenho saudades… Apercebi-me disso um destes dias quando um tipo com fato e gravata, mas com o casaco do fato pendurado nos ombros com os braço fora das mangas, com um estilo verdadeiramente marialva, entrou pelo café dentro com os lábios a fazerem aquele “biquinho” típico de quem vem contente da vida a assobiar uma melodia.

Não me tinha apercebido que esta coisa dos assobios eram um trigger (gatilho) que fazia disparar tantas memórias em mim. Fui levado num instante a um local onde estava com os empregados do meu pai, cheirava a cimento acabado de misturar com areia e ouvia-se um dos trolhas a assobiar como se não houvesse amanhã. No fundo um assobio, tirando uma vaia ao árbitro ou um chamamento é quase sempre um sinal positivo.

Até o piropo se vale de um assobio para ser mostrado na sua inteira plenitude. Naquelas notas entre glissandos, (é o som a subir e a descer sem intervalar em cada uma das notas...vão à Wikipédia) o assobio faz com que uma mensagem maior do que alguma vez se pensou possível de descrever através de um silvo de ar que pode ser feito de muitas maneiras...e aqui...bom... eu não sei assobiar pelo que tudo o que se segue não passa de conhecimento teórico... A mim o que me sai é uma corrente de ar mais ou menos quente, com muita força e pouca pressão sendo o denominado “assobio roto”!

Claro que aquele assobio de biquinho como os putos fazem eu sei fazer, (para fora e para dentro... e até consigo cantar o “Dunas” ao contrário...com o ar a entrar em vez de ser a sair) mas, um assobio como deve de ser, com um mínimo de qualidade... não... Sou miserável porque infelizmente tenho uma prima que assobia com a pressão sonora de um Boeing 747 com os 4 motores em potência máxima. Depois de ela assobiar no antigo Estádio da Luz, (reparem nas maiúsculas) no terceiro anel, juro que havi a malta na central a voltar-se para trás!

Claro que o assobio pode ser uma linda melodia trinada, tipo pintassilgo, uma coisa cheia de vibrato como  o correr de um rio ou também tippo chiar de travões como o meu...

Bom, o que interessa aqui também descrever é como é que é produzido o assobio (em teoria) porque desde a dobragem da lingua, ao enrolar da lingua, ao metê-la debaixo dos dentes, tudo aquilo se me assemelha a um ato de contorcionismo feito por uma trupe chinesa daqueles que se enfiam nus tubos onde não cabem algumas cobras que aparecem no Discovery Channel.

Depois há a questão dos dedos. Com ou sem e nos com, com que dedos é que a coisa se faz... Já vi com o indicador e o mínimo, com dois polegares, com o indicador ao centro da boca, por baixo e por cima da lingua e devo confesar que faço um sorriso meio amarelo de cada vez que vejo uma pessoa a assobiar bem. É daquelas coisas que não consio fazer, juntamente com dar o nó nos ténis ou sapatos e boiar... Vá lá que aprendi a dançar e, se eu aprendi a dançar, vão por mim, ainda é possível eu aprender a assobiar como deve de ser... Nem seja em Sta Comba do Assobio...

Canela

Santa Comba do Assobio, 28 de Junho de 2010

 

PS – Lind,o o nome da terra não é?!

1 comentário:

  1. Afinal havia outra... outra coisa que, para além das 3 ja conhecidas, te fazem sorrir da cor dos malmequeres. Aqueles que nao são brancos e nos levam a arrancar pétala a pétala só para sabermos se existe amor à vista. Quando corre mal, a cor salta-nos ao rosto e assobiamos devagarinho, para espantar tristezas...
    RS

    ResponderEliminar