Seguidores

segunda-feira, 28 de junho de 2010

O CV

Curriculum Vitae! Estas duas singelas palavrinhas vão-nos perseguir parao resto da vida sem nunca terem o equilíbrio devido.

Um amigo meu tem um Curriculum online em inglês que diz entre parentesis “(short version)” e tem 21 páginas de referências a tudo e mais um par de botas. Nada de mais porque é um tipo que embora não aparente, já está nos seus 50 anos, é juri de mestrados, professor, astrónomo amador há mais de 30 anos e, claro está, com isto tudo, a malta vai juntando páginas mas, vá lá, se 21 páginas são aversão resumida eu pelo menos fico com a ideia que a versão dita completa terá umas 100 páginas e, com 100 páginas, eu pelo menos, chamo um livro a qualquer coisa dessa dimensão.

Claro que já tenho visto coisas igualmente assustadoras em miúdos de vinte e poucos anos que têm já uma dezena de páginas de Curriculum sem ainda terem tido o primeiro emprego. Ora bem... tendo em conta a natureza do Curriculum Vitae ser a experiência de vida, parece-me puxadote estarmos a admitir 10 páginas para alguém que, basicamente ainda não fez grande coisa não é?!

Assim, ao meio da carreira profissional haveriamos de ter aquela medida exata que seri anecessária para um Curriculum Vitae, não é ?! Pois bem, nada poderia estar mais afastado da realidade. A meio da vida laboral, parece que temos de retirar metade do que fizémos por não fazer falta nenhuma a nada do que iremos fazer nesse momento específico das nossas vidas e, pior, temos de dar um enorme enfase a coisas que “quase” não fizémos, apenas porque fica lá bem. E quando digo quase, posso estar aqui a pecar por excesso!

Uma das chagas do século XXI é uma série de pessoas serem experientes de menos mas também o serem qualificados em demasia é um problema.Recordo-me de uma amiga minha que não conseguia arranjar emprego porque lhe diziam “tinha um curriculum bom demais”. E acreditem que era assim porque uma pessoa conhecida comentuo isso comigo. Acho que era tão competente que até quem a contratava podia ficar sem emprego ao fazê-lo!

Isto é perigoso...

Não tão perigoso como meter no Curriculum Vitae que, por exemplo, se trabalhou no MacDonald’s! Nunca conheci alguém que tenha trabalhado num! Não há dúvidas algumas que quando vamos comer um Big Mac, estamos a ser atendidos não por pessoas mas por imagens holográficas avançadíssimas, com um sistema de som que, para os menos avisados, pode parecer que estamos a falar mesmo com pessoas mas na realidade não é assim. Se fosse, deveriam de aparecer pessoas de vez em quando com uma referência a ter trabalhado no MacDonald’s visto existirem tantos restaurantes e tanta gente a trabalhar lá dentro que, nas alturas de menos intensidade de clientes costumo dizer que dava para cada um deles fritar um palito de batata e sobrar gente para o hamburger!

Canela

Santo António dos Cavaleiros, 25 de Junho de 2010

 

1 comentário:

  1. Ora aí está um tema sobre o qual, apesar de estar a escrever um comentário, não vou comentar:-)Apenas porque faz parte, eternamente, da minha "lista das compras". Além de que é um acto perigoso. E Raio de Sol prevenido vale por dois. Com tanta vitamina D quem é que precisa de praia?:-)

    ResponderEliminar