Seguidores

segunda-feira, 28 de junho de 2010

A Lomba

A Lomba é uma instituição no mundo e, recentemente, conheci a supra-sumidade no tocante às lombas e, como sempre, encontrei em Portugal esse mesmo sítio. Trata-se da Moita, na margem Sul.

Nada faria suspeitar que um local que indica uma área de vegetação pudesse ter um impacto tal no tocante a objectos mamoformes que tentam regular a velocidade dos veículos automóveis através dos altos e baixos. Conhecida no Brasil por quebra-molas, onde a expressão é absolutamente aceite porque as molas dos carros ficam realmente quebradas apó qualquer passagem a mais de 3 Kms/h. É por isso que não lhes chamam lombas lá. Aliás, nós temos umm nome aqui para aquilo... Degraus...dos grandes!

Bom, é na Moita que fica este bastião de lombas sem conta em todo o seu esplendor e com as diversas subespécies a serem representadas. Há-se amarelas e pretas, a lomba zebra africana com icterícia, que é mamoforme como deve de ser mas que doi nso costados por causa de ter uma largura de apenas 10 ou 12 centímetros e uns bons 5 ou 6 de altura. Como as coisas  boas da vida vêm aos pares e, estas têm normalmente a largura da estreda toda o que quer dizer que, estando antes de uma passadeira de cada lado em que os carros circulam, cada veículo, vai apaanahr duas lombas antes e duas depois.

Se as antes são estúpidas porque tiram poder de travagem caso seja necessário não atropelar um peão, as outras, são ainda mais estúpidas porque, depois da passadeira, ter lá lombas só pode servir interesses dos amorteccedores da marca do carro que conduzimos.

Depois temos a lomba baleia que consiste numa rampa de alcatrão que tem outra rampa no final da passadeira para peões que normalmente é pintada no “cume” da lomba. Esta é fenomelnal porque se passarmos a 30 à hora damos conta do pára-choques e da suspensão mas, se passarmos a 70 ou 80, dá aquele friozinho na barriga tipo feira popular e só se sente um solavanco. É especialmente útil em curvas mas, aí quem lidera não é a moita mas sim a zona do Outeiro de Polima...fica ao pé de Carcavelos.

Mais dois tipos de lombas existem. Uma é a que é feita em fitas baixinhas e nos faz parecer que vamso mais dentro de um comboio do que que propriamente de um carro. Esta é a lomba Lili Caneças porque no fundo é decorativa apenas e não aquece nem arrefece.

Para terminar, a lomba couraçada, feita de pedaços de metal, pequenos paralelipípedos que fazem com que a lomba no seu todo tenha mais ou menos a mesma forma que a lomba decorativa mas com um poder de imapcto muito maior.

Uma coisa vos garanto, se forem almoçar à Moita, vão de jipe e, já agora, levem uns comprimidinhos para o enjoo para quando voltarem não deixarem lá o almoço!!!

Canela

Lisboa, 23 de Junho de 2010

 

1 comentário:

  1. Beeeeeeeeeeeeeemmmmmm, como diria a Ana... isto das lombas é uma autêntica praga, ou melhor, um autêntico acordo entre juntas de freguesia e oficinas automóveis. Mas a classificação está fantástica, especialmente aquela que não aquece nem arrefece:-) No entanto, apesar dos variadíssimos voos que propiciam, não serão elas que me irão impedir de ter bons e saborosos encontros com uma broa que conheço...
    RS

    ResponderEliminar