Seguidores

terça-feira, 13 de julho de 2010

O Polvo

Animal carinhosamente conhecido entre nós como associado à Máfia por causa do diabo da série que passou aqui há uns anos que, aparentemente toda a gente menos eu, gostou, este simpático animal que habita também a nossa costa dá pano para mangas.

Não só é utilizado na famosíssima saladinha de polvo com aquele saborzinho maravilhoso e no polvo á lagareiro, numa tentativa Iuppie de se tornar num bacalhau mais fino e poder cobrar mais uns euros pelo prato onde vai acabar como, também é conhecido hoje em dia, pelo seu vasto conhecimento dos oráculos sul-africanos que, em época de mundial, fazem as apostas disparar.

Aparentemente, o polvo que está num aquário qualquer, adivinhas quem ganha os jogos indo a uma caixa ou a outra conforme lhe apetece mais ou menos o mexilhão que é servido como isco para ele entrar dentro de uma das caixas de plástico que têm as bandeiras representativas dos países que se vão defrontar.

Ainda falta algum tempo para a final e o polvo já adivinhou que a Espanha vai ganhar à Holanda na final a disputar daqui por umas horas. Quer com isto dizer que a Federação Espanhola já pagou o dízimo ao polvo da série e estes mexem com árbitros de futebol? É que, é assim, perdemos com eles por 1-0 e, nem sequer debato a vitória porque nós tinhamos lá o Carlos Queiroz com aquela pinta engomadinha que, para mim,é  dos mais odiosos treinadores de todos os tempos. Não gosto, não gosto, não gosto e eles tinham lá um velhote com os tomates no sítio e vontade de ganhar. O que digo é que mesmo por 22 cms, o golo dos gajos é fora de jogo (com ou sem hífen, por causa do novo acordo ortográfico) e, com isto,não há polvos que nso valham.

Quer se goste, quer não se goste, não vale a pena cantarmos o fado do desgraçadinho porque a nós ninguém nos ouve. Já à Inglaterra... Viram como um golinho papado numa altura crucial do jogo pode levantar questões da arbitragem? Claro que pode, é preciso é que seja um jogo entre duas potências mundiais que não se papem uma à outra desde a segunda guerra mundial para que tal aconteça. Afinal até se justifica a tecnologias pelo menos na bola e linha de fundo. O fora de jogo ainda não vale a pena porque isso lixou foi quem jogou com a Argentina e aí os grandes não eram os queixosos. Adiante...

Aprendi recentemente que uma das patas do polvo macho afinal não é uma pata mas sim um orgão de reprodução. Um Pénis assim sendo. Tenho um amigo que é biólogo marinho e urge falar com ele para tentar destrinçar as diferenças, se é que é possível, entre uma coisa e outra para, na próxima saladinha de polvo que comer, poder saber se estou a comer pata de polvo ou não e, no caso do polvo acertar no resultado de hoje, e num sorteio futuro ir com determinada pata  à caixa da nosa equipa, se nos está a apalpar ou nos está a penetrar violentamente. É só porque gosto de saber as diferenças nestes casos...

 

Canela

Montemo-o-Novo, 9 de Julho de 2010

 

Sem comentários:

Enviar um comentário