Seguidores

quinta-feira, 22 de julho de 2010

O WOK

Hoje escrevo-vos acerca da globalização de novo. Digo de novo porque, mesmo não sendo o tema de hoje, é novamente a prova de que a globalização chegou a todo o lado, até às cozinhas!

Este fabuloso utensílio de metal revestido a carbono praticamente puro de origem vegetal ,(as cosias para que a Wikipédia serve, já viram?!) não deixa que a comida pegue ao fundo por este motivo mesmo. É fabuloso por causa de ser esférico e como tal não ter uma área chata onde os ingredientes repousem. Digo eu que, pelo facto de isto não deixar agarrar, haviamd e fazer os grelhadores deste material para que os pedaços de entrecosto que lá asso não perdessem bocados da carne por se terem colado à grelha!

Claro que, com a devida diferença, nós poderiamos ter inventado uma coisa parecida e ter-lhe chamado frigideira! Felizmente não o fizémos porque se não apareceria a Filipa Vasconcelos a confecionar os seus famosos “restos” de camarão, sapateira e lavagante num WOK feito para poder cozinhar também a vapor e revestido a ouro de 18 Kilates.

A versão chinesa da Filipa Vasconcelos então é uma ideia surreal, porque aquele penteado acompanhado daquelas arletes (que não sei se já repararam, são as únicas do mundo que não embaciam a cozinhar o que é verdadeiramente fabuloso) é uma visão dantesca numa orinetal.

Reparem que o que é cozinhado por cá são aquelas massas chinesas que têm uma cor meio amarelada e nem vale a pena pensarmos de que são feitas ou por quem e em que condições. Há coisas que é melhor não saber e pronto! Tirando as massas e os molhos, o resto são vegetais, até porque não pareceria muito bem utilizar o WOK para aquilo que é mais vezes utilizado, que é para fazer um  refogado de Cocker Spaniel ou mesmo uma fritada de Pastor Alemão, assim como se tivessemos a falar de umas migas de espargos, uma carne de porco à alentejana ou mesmo umas plumas de  porco preto.

No que o WOK é mesmo, mas mesmo muito bera, é a sua forma redonda que não permite jogar-se pingue-pongue (ou pongue-pongue, como lhe chamava eu e o meu colega do secundário) conforme referi aqui há umas edições.

Hoje, em qualquer centro comercial que se preze, há um WOK onde se pode comer e há também o seu congénere Japonês, porque este é Chinês, que é o Sushi. Felizmente não se conhece algum tipo de frigideira Japonesa especial ou, se se conhece, quem as utiliza, usa também do Hara Kiri sempre que confeciona um prato e como tal acaba por não viver muitot tempo para que possa passar  atradição por muito tempo.

Como diz o Alberto João Jardim... Chinesices!

Canela

Oeiras, 22 de Julho de 2010

 

1 comentário:

  1. Pode não dar para pongue-pongue mas dá para fazer umas misturadas muito gostosas; não dá?
    RS

    ResponderEliminar