Seguidores

sexta-feira, 2 de julho de 2010

O Berbequim

É com um elevado sentimento de consternação que vou falar hoje do Berbequim. Causa-me sempre alguma emoção falar de objectos que são ferramentas e, ao mesmo tempo, metade do nome da ferramenta tem o nome do ex-guarda-redes do Benfica em particular. Podem achar que a piadola é rebuscada mas digo já que não pelo simples motivo de não ter ido buscar algo que tivesse a ver com o Berbe que antecede o Quim... E olhem que dava para  associar a imBerbe ou até à Berbera Guimarães e fazer daí trocadilhos com a imagem de marca dela, quer ao lado do respeitável maestro António Vitorino D’Almeida, quer do político-que-não-deu-um-passou-bem-ao-Carmona-Rodrigues depois de um debate televisivo em campanha eleitoral.

Viram como não forcei nada?!

Bom, o berbequim, ou borquim como é apanágio das sexagenárias, é a única ferramente que, tendo uma forma mais ou menos pistolar(com uma forma aproximada à pistola), não foi utilizada por mim para jogar aos indios e cowboys quando era puto. Isto tinha que ver obviamente com o facto de ser um bocadito pesado e de eu ter sido um miudo franzino.

Além disso, para eu usar aquilo com o requinte que se impunha, tinha de andar com uma extensão com uns 200 metros atrás para poder quanto mais não seja, assustar os indios! Eu sempre tive a ideia do Jason do filme “Sexta-feira 13” com a moto-serra na mão a esvoaçar perante um casal de namorados incautos no meio da floresta e gostava de fazer o mesmo, mas sem uma máscara na cara que parecesse um molde de gesso com buracos, até porque sou meio claustrofóbico com coisas a taparem-me o nariz e aquilo deve fazer falta de ar.

Com um berbequim era muito mais giro porque o barulho é muito mais sexy que uma moto-serra que parece uma coisa assim tipo... moto-serra, estão a ver? Um berbequim é mais... ZZzzzzzzziiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiimMMMMMmmmmm e a moto-serra é mais uma coisa tipo Rrrrrrrrrrrreeeeeeeeetatatratatratattrtatrtttttrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrummmmmm!!!!

O meu mal foi que na altura nãio havia aparafusadoras senão.... mais leves e com bateria...era um luxo!

Bem, esta misteriosa ferramenta usa na ponta uma coisa chamada broca e, logo por aí é de começar a desconfiar da idoneidade da ferramente produzida e dada a conhecer também como Black & Decker ou, em português do meu tio Chico, Bléquendéca! Sinceramente, não arranjavam melhor do que uma coisa que fica com a ponta quente e se chama broca?!

O borquim tem sido mal compreendido pela nossa sociedade e merecia já, por ser dos objectos rotativo-esfurancantes, o que maior uso tem tido nas casas de todos nós, ter uma menção papal. Não que me lembre de outro rotativo-esfurancante que mereça mais nem menos mas, porque sempre quis escrever palavras formadas por justaposição como rotativo-esfurancante três vezes num único parágrafo.

Canela

Santo António dos Cavaleiros, 1 de Julho de 2010

 

Sem comentários:

Enviar um comentário