Seguidores

terça-feira, 13 de julho de 2010

A Suíça

Ainda embebido no espírito do Munial África do Sul, 2010, resolvi falar um pouco da Suiça, esse fantástico país que, com a sua longa tradição futebolística, conseguiu levar de vencida a (quase) invencível armada Espanhola. Para quem viu o jogo, aquilo só deu mesmo Espanha e o nome técnico que se pode empregar neste casos é...deixa cá ver... Uma ranha do caraças!

É um país onde o Bife de queijo, que é do pior que podem imaginar para coisinhas do foro eso e gastrofágico, não tem carne, é mesmo só queijo, e delicioso!

Pode estar a fazer um Sol dos diabos lá fora que, por mais que se queira, não há calor de qualquer tipo. Não admira que os “barcanxas”, nome querido para os vacanças, tugas que estão lá fora e vêm cá com o Opel Calibra de férias, o crucifixo pendurado de fora do fáto tréne (foto de treino), gostem de voltar à tarra Natal, mesmo que seja em Trás-os-Montes porque mesmo ali o frio não é como na Suiça. Na Suíça fica-se com as bochechas rosadas fdo frio... em Chaves fica-se com as bochechas rosadas mas é do tinto que sempre é melhor motivo para tal.

Para além de serem gente cinzenta, ou branca , conforme queiram por causa da cor de pele, aquilo é malta muito atinadinha apra o meu gosto. Não se ouvem buzinas pelo País fora, nem na capital nas poucas filas de trânsito que se vêm ao início e final de dia. Andam sempre com ar de quem va a correr para algum lado, como os franceses e, mesmo falando francês nalgumas partes não são bem como os originais. Esses mudaram para o Euro e estes, para além de terem um custo de vida para o visitante, verdadeiramente proibitivo, usam aquela moeda que ninguém sabe muito bem para que serve, a menos que tenha uma pipa de massa no banco.

E é assim, na Suíça há Bancos e Chocolate! Incrível como podem ser a “terra do melhor chocolate do mundo” se nem tão pouco têm cacau em parte alguma! É uma coisa por demais o que estes branquelas que têm um país com nome de café Lisboeta. Vão por mim, uma visita ao café é bem melhod o que uma visita ao país, mesmo com o bife de queijo. Vá lá que têm as vacas lilazes como no anúncio da Milka.

O equivalente a isto do chocolate seria por exemplo sermos os melhores do mundo em sumo de goiaba quando não temos uma única plantada em território Nacional ou, se temos, dá para pouco mais do que alimentar uma família de ratos de Mafra por uma semana.

Canela,

Montemor-o-novo, 8 de Julho de 2010

 

Sem comentários:

Enviar um comentário