Seguidores

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

A Bica

 (Edição Lisboeta de O Café ou edição tripeira de O Cimbalino)

É com grande tristeza minha que tive de deixar de beber a minha bica pela manhã porque era de facto não apenas algo que eu adorava, mas um momento que tinha que era voluptuoso o suficiente para o saborear em vários níveis. Ficam os mais incautos avisados que bica é o que todos bebemos pelo país fora, não apenas por ser uma sigla que anunciava, “Beba Isto Com Açucar” e, tendo açucar, é uma bica, mas porque também a bebemos em chávena de porcelana e não em copo de vidro, em que reside a principal diferença entre a bica e o café.

Quanto ao nome Cimbalino, já sabemos que as máquinas Cimbali deram origem ao nome Cimbalino tal e qual como o “Marquês de Pombali” deu nome ao estilo Pombalino. Não tenho nada contra as gentes do Porto, que acho fantásticas e únicas mas, esta coisa do cimbalino é um bocado parva! Então e porque não chamar agora um Nespressino  ao que temos em casa? Se acaso um filho nascesse, fruto de um preservativo roto íamos chamar-lhe Controlino ou Durexino?! Não me cheira! E se o descuido fosse da pilula? Mercilonino?! Adiante que o tema é café!

Curiosamente, quando nos referimos à côr do café consideramos sempre a côr da espuma do café e não do café propriamente dito que é castanho muito escuro, ou mesmo preto. Em vez disso usamos a parte mais maricas do café que é a espuminha de cima. Que ainda por cima dura pouco tempo, findo o qual o café fica com a sua côr do costume, mesmo que seja café de cafeteira ou água de lavar pés.

Cheguei a beber uns sete ou oito num único dia e nunca me tirou o sono senão uma vez em que bebi um nas amoreiras pertoda meia noite e meia e dei voltas até perto das três da manhã para dormir, por iss como podem entender sinto ocasionalmente a falta da minha bica.

Dou por mim a cheirar o café dos outros de vez em quando e, acreditem ou não já me engasguei a cheirar o café de uma pessoa que o estava a beber à minha frente, para terem ideia do quanto eu salivo com o cheiro daquilo.

Só não arrisco de novo porque o último que bebi fui parar direitinho ao hospital com o coração aos pontapés, (sim, o meu tem pés) e uma crise de refluxo que me trouxe os liquidos estomacais até muito próximo do cerebelo e isso, minha gente, como podem entender, é coisa para interromper o raciocínio a toda a gente!

Canela

Santo António dos Cavaleiros, 11 de Agosto de 2010

 

Sem comentários:

Enviar um comentário