Seguidores

terça-feira, 24 de agosto de 2010

O Chocolate

Feito a partir das sementes torradas do cacao, esta delicia de origem Maia - e não Maya, a Astro Taróloga – tem-se imposto pelo mundo fora como sendo um dos produtos com maior sucesso comercial.

Existem vários motivos para que isto aconteça mas, não há que descurar de facto que a frase que diz a que o chocolate é melhor que sexo, ajuda alguma coisita. À minha parte, ainda não conheci chocolate assim tão bom e já comi chocolate numa porrada de países. Não nego que possa haver chocolate assim mas, permito-me duvidar assim à partida, mesmo sendo uma ciência que desconheço... e estou a falar do chocolate, sobre o qual que conheço pouco... Pensando bem nisso, ainda percebo menos do outro tema mas pronto...

Aparentemente o primeiro Europeu a provar esta delícia foi Cristóvão Colombo, o tal que não se sabe bem se era Português, Espanhol ou Italiano pelo que depreendo que era Português. Porquê?! Porque sim, e porque este é o mesmo motivo que os italianos dizem que era italiano e os  espanhois  dizem que era espanhol. Visto a Italia e a Espanha já terem sido campeões do mundo de futebol e nós não, acho que é de perceber que o Colombo é nosso, como o centro comercial.

A prova que era Tuga é que, embora tenha provado o chocolate, foi preciso ter ido lá um espanhol para que o tenha trazido para a Europa! No entanto, a primeira chocolataria do mundo foi em Londres... Lá está, há hábitos que nunca mudam.

Nós descobrimos, os espanhois carregam e os ingleses fazem a massa com isso! A prova que os ingleses desenvolveram isto é que o nome original era Xocoatl e, como é sabido, os ingleses têm a mesma aptidão para falar linguas que eu tenho para esfolar perus vivos com conchas de conquilhas do Tejo!

Uma imagem recorrente que tenho na mente enquanto escrevo estas linhas é de uma praça na Bélgica, que tem uma chocolataria com uma cascata de chocolate quente, que se cheira desde que se aterra no aeroporto e que tem no vidro as marcas de várias mãos, cujos donos contemplaram, com ávida gula e água na boca aos litros aquela imagem de prazer supremo a escorrer taça após taça.

É engraçado qeu o chocolate esteja intrinsecamente ligado às carências afectivas também porque, com o número de gulosos que por aí andam, acho que isso não passa de uma boa desculpa para mandarem para cima de outra pessoa qualquer, a culpa de mais uma falha na sua personalidade. A de não resistirem a um pedacinho de chocolate.

Eu tenho a felicidade de nem seuqer o apreciar muito, o que muito me ajuda por agora não o poder comer por motivos gástrico-esofágicos (também conhecido por ... mariquices, vá lá) mas devo afiançar que de facto não deixo de ser tentado mais, agora que não o posso comer. É que chocolate não tem estação do ano... Ninguém se queixa de o ter a escorrer pelos dedos abaixo durante o Verão e lambe os dedinhos como se não houvesse amanhã.

Os únicos que fogem a esta regra são uns fabricantes que deixam de prduzir o chocolate no verão para desgosto de muitos e, pior ainda, fazem publicidade a isso para nos irritarem com tão nefasta notícia!

Isto só acontece porque eles nunca ouviram a frase encantada de quem lhes poderia dizer que afinal, o chocolate, não é a melhor coisa do mundo!

Canela

Bélgica, 24 de Agosto de 2010

Sem comentários:

Enviar um comentário