Seguidores

sábado, 6 de março de 2010

Shampoo (Champô)

A questão do shampoo começa logo realmente no nome, porque deixei de saber escrever o nome do produto há alguns anos, mesmo antes de ter aparecido um certo e determinado acordo ortográfico que fez com que, vá lá, os 300.000 emigrantes brasileiros – e é uma gente bem catita, nada contra e muito a favor – passassem a saber escrever bem mais que eu na lingua de Camões.

Isto deve-se sobretudo aquela maravilhosa regra, nem sempre implementada pelos agentes comerciais deste belo jardim à beira-mar plantado, de que todos os produtos têm de estar apresentados em português (mesmo que seja importado de terras de Vera Cruz). Claro que é dispensável dizer que, após o acordo ortográfico fiquei um bocadinho mais perdido e, pior do que isso, com o número de miuditos que dão calhauzada no Português na escola e, com a vontade férrea que toda a gente terá um canudo universitário em Portugal daqui por uns dois ou três anos, esta lingua encantadora cheia de regras estranhas e parvas, lá vai tendo de ser mudada para que os parvinhos que não sabiam escrever a palavra história, possam também escrever estória nalguns casos e que isso não seja um erro.

Para breve está a generalização do vocábulo estória para que seja à escolha do freguês o usar de uma ou outra palavra podendo também, num futuro bem próximo, ser substituida a palvra por ratapimbalhela ou outra qualquer que a malta insista em escrever mal muitas vezes. Há que ser práctico nestas coisas.
Mas disto não reza o Shampoo ou Champô ou ainda Champu (ou qualquer uma das variantes que queiram escrever através de sorteio randómico entre as sílabas da palavra) para o que escrevo hoje. Falo deste produto por causa de um outro ponto que é um mito urbano e que fala do Lauril Sulfato de Sódio ou LSS, (assim em sigla faz lembrar uma droga vinda dos anos 70 tipo LSD) e pode ser que até arranjem uma canção dos Beatles que tenha as iniciais do Lauril Sulfato de Sódio para fazer mais uma escandaleira disso. Desde que venda jornais e faça parangonas nos telejornais nacionais, por mim tudo bem, a malta hospitalizada tem que ter com o que se entreter e os comandos remotos com a função de mudar de canal já estão disponíveis em quase toda a parte.
Ora acontece que este produto, que vem mencionado num e-mail supostamente informativo está um pouco por todos os shampoos do mercado ao contrário do que nos indica o dito e-mail. Não vou, por bacocquice parva estar aqui a auspiciar trazer à luz se, como é indicado, o LSS (hummmm, falando dele assim até lhe confere algo de carinhoso) é cancerígeno ou não. O facto, meus amigos, é um só...
Faz falta para fazer espuma!
Eu acredito que estamos cientificamente cada vez mais avançados mas, há uma parte retrógrada em mim que grita por um banho com espuma e tudo o que isso traz associado nas mentes mais perversas como a minha. Desculpem lá, mas a vida tem disto. E depois, um banho seco como é que é ? Não tem água? Pelo menos tem a vantagem de quando faltar a água não sairmos do banho sempre com os olhos semi-cerrados.

Sim, porque a água falta quando temos o corpo ensaboado (ou ensabonetado, conforme queiram) e a cabeça com carradas de espuma (de LSS, digo eu). Se fôr o gás a faltar ou a acabar a mesma e intrigante Lei de Murphy parece que também se faz valer.
Descobri entretanto no que eu posso apenas determinar como uma arcada de pensamento de génio que o Shampoo engorda!! É verdade minha gente. É verdade e é modesto!
Reparem bem para ver se não tenho razão... É sabido que qualquer anuncio de shampoo hoje em dia na televisão faz referência a pelo menos 2 frutas. Ele é laranja/limão, uma combinação clássica ou então decidem tirar as propriedades benéficas de cada uma das frutas.
O que pergunto é...então mas ficam com a suavidade da laranja e o aroma do limão? Como raio é que seres humanos tiram o odor do limão??? Arranjam um aparelhómetro para aspirar o ar quando abrem o limão e sopram para dentro dos frascos de shampoo? É que se assim não fôr, como é que não fica lá o cheiro da laranja? É que se fica, eu conheço muito boa gente que lava as mãos fervorosamente para, e passo a citar "...não ficar com este cheiro nas mãos!" Ora, pergunto eu, a laranja cheira mal nas mãos mas no cabelo não? Será por ser misturado com o LSS? Coisas que me confundem.

A continuar assim vai aparecer o shampoo com cheiro a sardinha assada para a alturados santos populares e (perdoem-me mas aqui tenho a patenet registada da qual falarei mais tarde, o iogurte de peixe-espada preto). Adiante...
Alguns referem ainda citrinos e falam até de plantas várias, como o Aloé Vera e outras. Pergunto eu de novo. Mas aquilo é para lavar o cabelo ou comer depois de almoço tipo sobremesa? É que se é de sobremesa, já há a salada de frutas e assim escusam de pôr LSS para fazer bolhinhas, a menos que ofereçam uma escova de dentes com o Shampoo e depois da sobremesa lavamos logo directamente a boca.
Bem, a conclusão da engorda vem obviamente daqui... Como poderão certamente observar, em todos os restaurantes, os tipos gordos estão sempre a comer sopas, saladas, frutas, vegetais e outras porcarias que tal que, observando quem as come, só podem engordar de sobremaneira, contrariamente à aletria, por exemplo, que é extremamente salutar e, deste modo só posso finalizar dizendo que o Shampoo de frutas engorda! Com ou sem LSS, com ou sem acordo ortográfico.

Canela

Lisboa, 4 de Março de 2010

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  2. Pensar que o shampoo/champô/shampu engorda leva-me à decisão de usar menos vezes o dito; o que tem também a vantagem de poupar os fiozinhos de cabelo à acção corrosiva do LLS. Que de fonte fidedigna me foi informado canceriginar (a ver se a palavra pega e entra para o acordo - assim tipo guiness...quem lá conseguir por mais palavras...) o género humano. E os Drs em FQ têm toda a obrigação de saber o que dizem sobre estas matérias. Resumindo, vou aproveitar a greve da função pública para ir às compras: champoo/champô/champu com aroma de canela; faz bem à saúde e deixa um sorriso nos lábios...
    RS

    ResponderEliminar